Utilizando registro CNAME DNS Server

Muita gente ainda tem dúvidas de quando utilizar o registro CNAME no DNS, pegamos constantemente dúvidas sobre o registro em sala de aula e fórum.

Irei tentar passar de forma simples a funcionalidade do registro CNAME e quando devemos utiliza-lo.

Para entendermos como trabalha o registro CNAME precisamos saber da funcionalidade de outro registro DNS o registro do tipo “A (Host)”, o registro do tipo “A” serve para mapear um endereço IP para um nome por exemplo, temos uma máquina com o endereço IP 10.0.0.10 e queremos que essa máquina responda pelo nome de “Server01” para isso precisamos de um registro do tipo “A” que mapeie o IP 10.0.0.10 para o nome “Server01”.

O registro CNAME funciona como alias (outro nome) para um registro do tipo “A”, seguindo nosso exemplo, temos um registro do tipo “A” que mapeia o endereço IP 10.0.0.10 para o nome “Server01”, porém queremos que a mesma máquina (mesmo IP) responda para outro nome que não seja o “Server01” por exemplo, quero que a máquina com endereço IP 10.0.0.10 além de responder pelo nome “Server01” também responda pelo nome “Web”, aqui que entra o registro do tipo CNAME, para essa necessidade podemos criar um registro do tipo CNAME com o nome “web” que aponte para o registro do tipo “A” com o nome “Server01”, pronto tenho uma máquina com o endereço IP 10.0.0.10 que responde pelos nomes “Server01” e “Web”.

Nesse ponto começa algumas dúvidas do tipo, ao invés de criar um registro do tipo CNAME, não poderia criar um registro do tipo “A” que mapeie para o nome “Web”? A resposta é sim, você pode! Mas como saber se devo utilizar um registro do tipo CNAME ou A?

Para isso vamos ao exemplo abaixo:

Tenho um registro do tipo “A” que mapeia o endereço IP 10.0.0.154 para o nome VCS04.

E quero que esse endereço responda também para o nome Web, primeiro vou fazer criando um registro do tipo “A”, para isso clico com o botão direito e em novo host (A ou AAAA), coloco o nome “Web” e o endereço IP 10.0.0.154 e adicionar host.

image

Agora temos o registro do tipo “A” que aponta para os nomes “VCS04 e Web”.

image

Testando os nomes através do comando PING vemos que o endereço IP 10.0.0.154 responde para os dois nomes.

image

O problema que temos quando utilizamos o registro do tipo “A” para configurar outro nome (alias) para uma máquina é que se essa máquina sofrer uma alteração de IP, por exemplo, não estamos mais utilizando o IP 10.0.0.154 estamos utilizando o IP 10.0.0.155, preciso fazer essa alteração manual em todos os registros “A” adicionais que apontam para essa máquina.

image

Vamos ver agora como ficaria se utilizássemos o CNAME ao invés do registro do tipo “A”.

Para criar o registro do tipo CNAME clicamos o o botão direito na zona onde o registro será criado e apontamos para novo CNAME, inserimos o nome que o CNAME terá (Alias) e depois apontamos o registro “A” para qual iremos criar o CNAME.

image

Notem que o registro CNAME não faz o apontamento para o endereço IP e sim para um registro do tipo “A”, significando que se alterar o endereço IP do registro do tipo “A” no nosso exemplo VCS04, isso irá refletir automaticamente no registro CNAME, pois o apontamento dele é para o registro “A”.

image

Quando utilizamos o PING para testar, ambos os nomes resolvem o endereço IP 10.0.0.155, onde fizemos a alteração apenas no registro do tipo “A”.

image

OBS: No teste de PING acima, a máquina não respondeu pois não tenho nenhuma máquina com esse endereço IP na minha rede, porém notem que ele resolveu os dois nomes.

Como vimos acima a utilização do registro CNAME facilita a administração dos registros DNS, pois se precisarmos fazer alguma alteração de endereço IP em um registro do tipo”A’ e tivermos vários CNAMES que aponta para esse registro “A”, isso será feito de forma automática, pois o registro CNAME não aponta para um IP e sim para um registro “A”.

Espero que tenha ajudado nas dúvidas!

[]´s

Diogo Molina

E-mail: diogomolinadesa@hotmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/diogo.molinadesa
Linkedin: https://www.linkedin.com/profile/view?id=76879773&trk=nav_responsive_tab_profile_pic

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *