Dica rápida – Fazendo backup e restore das DACL´s com a ferramenta ICACLS.EXE

Uma pergunta que respondo frequentemente é em relação a como fazer um backup somente das DACL´s de diretórios. Dependendo da estrutura de um File Server, fica difícil manter documentado as permissões dos diretórios, quando fazemos o backup dos nossos diretórios, também é copiado as informações das DACL´s, com isso quando restauramos um arquivo ou diretório, as permissões também são restauradas para o mesmo ponto que estava no momento que o backup foi executado, porém e se não quisermos restaurar os arquivos, e se quisermos restaurar apenas as permissões? Por conta de uma alteração de permissão que foi realizada de forma incorreta, para isso teremos que restaurar os arquivos?(o que poderia levar muito tempo). A reposta é não, hoje em dia a maioria das ferramentas de backup de mercado, permite a opção de fazer backup e restore somente das DACL´s, porém se não tivermos essa ferramenta em mãos, ainda podemos utilizar a ferramenta de linha de comando interna do Windows chamada “ICACLS.EXE”.

Com essa ferramenta podemos salvar as configurações das DACL´s dos diretórios e subdiretórios, e quando for necessário fazer a restauração dessas informações.

Para salvarmos as informações das DACL´s, devemos utilizar o comando e sintaxe abaixo:

icacls {diretório} /save aclfile

Onde o “{diretório}” é o diretório para o qual iremos salvar as DACL´s, podemos ainda utilizar o parâmetro “t” para informar o comando para salvar o diretório e subdiretórios.

Para restauramos as informações das DACL´s, devemos utilizar o comando e sintaxe abaixo:

icacls {diretório} /restore aclfile

Onde o “{diretório}” é o diretório para o qual iremos salvar as DACL´s.

Uma dica bacana para quem não tem ferramenta de backup que faça backup e restore das DACL´s.

Com o “ICACLS”, conseguimos também executar outras atividades relacionadas a DACL´s, segue abaixo o link de help do comando.

[]´s

Diogo Molina

E-mail: diogomolinadesa@hotmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/diogo.molinadesa
Linkedin: https://www.linkedin.com/profile/view?id=76879773&trk=nav_responsive_tab_profile_pic

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *