Failover Clustering com Nodes em domínios diferentes

Nas versões Windows Server2012 R2 e anteriores, para configuração do Cluster, tínhamos o pré requisito de que todas nos Nodes do Cluster deveriam estar no mesmo domínio do Active Directory, agora no Windows Server 2016 TP3 temos a opção de criar um Cluster com Nodes em domínios diferentes.

Todos os Nodes deverão estar com Windows Server 2016 e para criação do Cluster com domínios diferentes será necessária a criação de uma conta local em cada Node, a conta precisa ter o mesmo nome e senha.

O Cluster precisa ser criado com a opção de “Active Directory-Detached Cluster” onde não será associado uma conta de computador para o Cluster no Active Directory.

Para criação do Cluster irei utilizar uma máquina chamada “Node01” que está no domínio “contoso.com” e a outra “Node02” que está no domínio “mtac.com”.

image

Agora iremos utilizar o mesmo cmdlet no powershell que utilizamos para criação de cluster com a opção “Active Directory-Detached Cluster” “New-Cluster –Name <Cluster Name> -Node <Nodes to Cluster> -AdministrativeAccessPoint DNS

image

Com isso temos nosso Cluster criado aonde os Nodes são de domínios diferentes!

Referencia:

#

[]´s

Diogo Molina

E-mail: diogomolinadesa@hotmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/diogo.molinadesa
Linkedin: https://www.linkedin.com/profile/view?id=76879773&trk=nav_responsive_tab_profile_pic

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *